quinta-feira, outubro 26, 2006

INFÂNCIA ROUBADA - (TSOTSI) - de Gavin Hood

Me pergunto quantas vezes Gavin Hood assistiu a Cidade de Deus antes de filmar INFÂNCIA ROUBADA. Ambos os filmes tem muita coisa em comum: Fotografia exuberante, edição ousada, violência e uma base comum para seus conflitos, a exclusão social. Além disso Zé Pequeno e Tsostsi tem muito em comum.Os dois vem praticamente do mesmo lugar, um de uma favela em Johannesburgo e o outro de uma favela no Rio de Janeiro.Ambos lideravam uma gangue. Ambos matavam sem pensar. A única diferença entre eles é que enquanto a vida endureceu Zé Pequeno, ela amoleceu Tsotsi, mesmo sendo tarde demais para qualquer tipo de redenção.
Apesar de não possuir a mesma força e principalmente o mesmo ritmo, Infância Roubada é um bom filme pois possui várias das qualidades de Cidade de Deus, mas eu continuo ficando com o segundo. Infância Roubada roubou injustamente o Oscar de melhor filme estrangeiro de um dos melhores (senão o melhor) filmes da Mostra do ano passado,Paradise Now.
Mas vale a viagem. Nota 7,0

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não assisti Infancia Roubada ainda, mas não acredito que a Academia premiasse o tão excelente filme Paradise Now - uma bela surpresa da Mostra do ano passado... infelizmente.

26/10/06 10:20  

Postar um comentário

<< Home