terça-feira, janeiro 16, 2018

SOBRE A BERLINALE


O Festival Internacional de Cinema de Berlim é considerado por muitos o mais vanguardista entre os importantes eventos de cinema.
           Enquanto Cannes, com várias exceções,  privilegia o cinema europeu, Berlim é muito mais aberto a cinematografias de países menos conhecidos como o Irã, a China e o próprio Brasil. (Central do Brasil e Tropa de Elite já ganharam o Urso de Ouro).
Costumo dizer que a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está para Berlim assim como o festival do Rio está para Cannes. Além disso, Cannes e Rio são considerados eventos glamourosos enquanto São Paulo e Berlim mais alternativos.
O próprio clima é um diferencial. Enquanto a Berlinale acontece no gélido mês de fevereiro, Cannes sempre é no primaveril maio e o festival de Veneza no escaldante agosto italiano. Isso não impede, no entanto, que a Berlinale seja um dos eventos mais esperados do ano onde cinéfilos de todo mundo seguem com atenção não só a mostra principal de competição mas também as secundárias onde vários talentos são revelados e filmes descobertos.

Este ano o festival está dividido em 9 mostras paralelas:

1)     Mostra Principal – Filmes em competição

2)     Curta-Metragens ( Berlinale Shorts)

3)    Mostra Panorama ( geralmente reúne filmes de diretores consagrados que não foram selecionados para a       Competição)

3)     Mostra de Filmes Alemães ( Perspektive Deutsches Kino)


4)     Mostra Forum ( Filmes experimentais)

5)     Mostra Generation ( Para jovens diretores estreantes)


6)     Berlinale Special ( Seção de filmes que homenageia uma personalidade do cinema seja diretor (a) ou ator/ atiz)

7)     Retrospectiva ( Busca a  discussão através de filmes de um mesmo periodo)


8)     Homage ( Conjunto da obra de um diretor ou ator/atriz e ganhadora do Urso de Ouro Honorário)