sábado, outubro 28, 2006

HAMACA PARAGUAIA- de Paz Encina

Hamaca Paraguaia.....AAAAAh hamaquita....
Desde que comecei a ler sobre ele logo associei com Mal Dos Trópicos , o chatíssimo tailandês aclamado pela crítica nacional algumas Mostras atrás como a salvação do cinema contemporâneo. Lembro de um artigo do Mertem no Estadão que me fez ir correndo ao cinema de tão eufórico que ele tinha ficado com o filme. E eu achei o filme mais chato do mundo contemporâneo. Eu e meu amigo Raul Lores....
Pois tive um déja-vu quando lí a crítica internacional : o "primeiro filme paragauaio em 30 anos", falado em Guaraní.Eram tantos os elogios mas nenhum me convencía.
Mas cinéfilo teimoso não adianta. Enquanto ele não for ver ele não sossega. E o horário encaixava direitinho na programação do Arteplex de ontem.
Pois bem. Olhe a foto abaixo:



O que você vê? Uma rede (hamaca) com dois paraguaios dentro, certo?
Pois esta mesma cena é filmada durante horas. Ambos não mexem a boca mas os diálogos existentes, quse suspiros, me lembraram alguns filmes do Sokhúrov.Às vezes interessantes, os diálogos metafóricos sobre a falta de chuva, o latido do cachorro, o filho que foi pra guerra e não voltou e a posição da rede eram completamente maximizados pela falta de ação. Falta TOTAL de movimento.Sem brincadeira.
Saindo do majestoso NUOVOMONDO e ainda sabendo que vinha um grande filme canadense pela frente, os diálogos de Sokhurov suspiravam nos meus ouvidos e de uma hora para outra me ví dentro da tal da hamaca, balançando suavemente no chaco paraguaio e ..........dormí!Dormí profundamente.
Acordei a cinco minutos do final e advinhe? A câmara continuava na mesma posição, os paraguaios continuavam na mesma posição, sentados na hamaca que estava na mesma posição e os diálogos de Sokhurov continuavam no mesmo tom.Dava para não dormir???
Não sei se sonhei mas em algum momento o paraguaio estava cortando cana por isso talvez entre uma loooooonga cena da hamaca como na foto e outra loooooonga cena da hamaca talvez tivesse tido uma outra loooooonga cena de um paraguaio cortando cana no chaco.
Não me sinto apto ( nem disposto) a pontuar.
Tome bastante café antes da sessão.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Henrique,pelo visto passamos p/ mesmo processo.Certos tipos de filme, vejo como pílulas inspiradoras p/ outras artes como videoarte,dança,etc.Me sinto num laboratório fragmentado de idéias soltas.Esse lado,me agradou...até onde cheguei com meus olhos abertos.
Ah,sim,o cara corta cana!
abs guga

28/10/06 19:33  
Anonymous Anônimo said...

Caro,
Depois desses comentários, ainda acha que alguém vai perder tempo com esse filme?
Nem o mais teimoso dos cinéfilos arriscaria...

29/10/06 12:14  
Anonymous Anônimo said...

Henrique, era para ter visto o filme deitado em uma rede! Pelo menos daria para dormir confortavelmente. So de ler a discrição do filme ja fiquei com sono.

30/10/06 13:17  
Anonymous Anônimo said...

me lembrou aquele filme chinês de alguma mostra que filme a mulher subindo a escada durante uns 30 minutos e depois ela descendo mais 30 minutos...não foi ve quem viu esse filme e o descreveu assim??
estou indo comprar uma Hamaca...ideal pros meus 9 meses de gravidez :)

30/10/06 18:46  

Postar um comentário

<< Home