quarta-feira, janeiro 24, 2018

THE POST - Steven Spielberg


Foi-se a época dourada do jornalismo quando os grandes jornais eram a fonte principal de notícias . The Washington Post e The New York Times dominaram a mídia americana por vários anos até recentemente serem desafiados pelas mídias digitais e suas fake news e pós-verdades.
            The Post se passa durante o governo Nixon e mostra o que talvez tenha sido a semente de Watergate e sua posterior renúncia : o caso Pentagon Papers.
            Através de um documento considerado ultra-secreto de 14 mil páginas  vazado do governo americano que prova mentiras durante a guerra do Vietnam,  o filme narra com detalhes a força dos então arqui-rivais jornais de Nova York e de Washington contra a Casa Branca e a Suprema Corte americana.  Era a liberdade de imprensa que estava em jogo contra a grande política e interesses  econômicos.
            Numa dobradinha inédita de Merryl Streep como a herdeira do Washington Post  e Tom Hanks, seu editor,  o filme tem força  por meio de um roteiro dinâmico e inteligente.
            Mesmo com seus momentos spilbergianos e sem a força de  Spotlight, outro filme de teor jornalístico mas com muito mais vigor narrativo, The Post é um grande concorrente ao Oscar de 2018.  Em dias de governo Trump e sua guerra à mídia e às minorias, o filme vem como voz de oposição ao discretamente comparar Nixon ao atual presidente e sugerir a ligação com o caso Watergate, o atual Russiagate?
            Alem disso, colocar Merryl Streep, feminista declarada, como heroína da história, num momento tão importante para a igualdade de gênero é mais um sinal que Spielberg quer provocar. E se depender dos humores de Holywood pode ser uma das surpresas que o Oscar deste ano nos promete. 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/0/0b/The_Post_%28film%29.png

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Já coloquei na lista.

25/1/18 13:26  
Blogger Unknown said...

Também adorei a historia que o filme teve. Além fiquei surpressa pelo trailer por que a escutei neste filme a musica de John Williams se tornou uma das minhas musicas preferidas, acho que foi boa a eleição para da trilha sonora. Eu já vi o filme e adorei todos os seus elementos. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Além tem um bom elenco. É um dos bons filmes de Meryl Streep Gostei muito da história por que não é tão previsível como outras. Mais que filme de drama, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo.

5/12/18 21:12  

Postar um comentário

<< Home