quarta-feira, fevereiro 14, 2018

O Cinema Invade Berlim

Berlim foi presenteada com um dia de sol na véspera do início da Berlinale. Os sete  graus depois de quase um mês de frio rigoroso até para padrões alemäes, animou o encontro de jornalistas e produtores na  retirada da credencial. Ao contrário do meu imaginário germânico que tudo estaria funcionando em perfeita ordem, muito trabalho ainda deverá ser feito para que tudo fique pronto até amanhã. São dezenas de pessoas montando os guichês, construindo as passarelas , credenciando profissionais.
                  A cidade, no entanto, já  respira cinema. No aeroporto de Tegel, fotógrafos aguardam artistas e diretores que chegam de todas as partes do mundo. Banners com o urso em pé, símbolo do festival, se espalham por todos os lados mas é na Potsdamer Platz onde acontece o centro nevrálgico do festival. É lá que está o hotel Hyatt, responsável por abrigar a maioria dos artistas e  o centro de imprensa além da  maior parte  dos cinemas que fazem parte do circuito do festival  incluindo o Berlinale Palast onde são realizadas as noites de gala nas première dos filmes da Competição.
A partir de amanhã, com a exibição de Isle of Dogs de Wes Anderson será dada a largada deste mega evento com 550 filmes, painéis de discussão, eventos paralelos e um grande mercado de comercialização de filmes exibidos em primeira mão neste, que é considerado o maior evento cinematográfico em termos de público do mundo.











( Pessoal trabalhando no Berlinale Palast um dia antes do início do festival)