sexta-feira, fevereiro 16, 2018

AS HERDEIRAS - Marcelo Martinessi


O primeiro grande filme em competição desta Berlinale é paraguaio e tem co-produção brasileira!
            Estreando seu primeiro longa, o diretor nascido em Assunção levou ao Palast uma história belíssima retratada no coração da sociedade paraguaia.
            Chela e Chiquita formam um casal há muitos anos. Ambas vivem um difícil momento financeiro e precisam vender seus bens para poder sobreviver. Chela pertence à elite paraguaia enquanto o roteiro sugere que Chiquita era sua empregada domestica antes do relacionamento começar.
            A dinâmica do casal é bem definida. Chela é passiva, inclinada a depressão e vive de memórias enquanto Chiquita é extrovertida e comanda a vida das duas, inclusive a compra regular de Rivortil e outros remédios para dormir da companheira.
            Uma dívida bancária leva Chiquita a prisão e Chela se vê sozinha em um mundo novo sem saber lidar com seus próprios anseios.
            Apoiando-se no velho Mercedes herdado de seu pai, uma das poucas coisas que lhe resta, Chela começa a prestar serviços de taxi à senhoras da alta sociedade paraguaia, que vivem no seu bairro e  se encontram regularmente para jogar cartas.
            Enquanto se divide entre visitas a penitenciária de Assunção e a casa de suas passageiras, Chela conhece Angy, a vibrante e sexualizada filha de uma de suas vizinhas. Angy faz Chela sonhar com aquilo que poderia ter sido e um novo espectro de possibilidades  se abre em sua vida, conseguindo enxergar a relação disfuncional de poderes que vive há tanto tempo .
            Martinessi filma com delicadeza o universo feminino e através da brilhante atuação de Ana Brun (Chela)  leva o espectador a refletir sobre como a decadente elite  sul-americana do século 20 consegue se adaptar às mudanças impostas pela ascensão de uma nova ordem social e comportamental.
            Um dos objetivos de festivais como a Berlinale, é levar ao grande público realidades de lugares distintos, provocando uma visão de  como se vive em diferentes  sociedades. O filme paraguaio foi uma grande viagem nesse sentido.
            Estamos no começo do festival e As Herdeiras pode até não levar o Urso de Ouro mas Ana Brun já é grande favorita ao prêmio de melhor atriz.    
     O filme foi aplaudido pela maioria dos jornalistas que lotavam o Berlinale Palast na sessão das 9 horas da manhã....