quinta-feira, fevereiro 15, 2018

THE ISLE OF DOGS - Wes Anderson



Desde que soube que Wes Anderson abriria o festival com uma animação, tive certa  curiosidade sobre o porquê desta escolha. O peso do diretor ou a magnitude da obra?
A sessão para jornalistas hoje em Potsdamer Platz que abriu o festival estava abarrotada. Eram duas salas de aproximadamente 600 pessoas cada uma , de todo o mundo com seus bloquinhos de anotações. Tive a sorte de cair na sala do júri e sentei algumas fileiras atrás do presidente Tom Tykwer e da bela atriz belga Cécille de France.
Isle of Dogs é uma animação ousada. Em um futuro próximo na cidade japonesa de Meagasaki, o corrupto prefeito Kobayashi é eleito através de uma eleição fraudulenta que dividiu o congresso e ameaçou sua governabilidade.. Através de estudos falsos com interesses ocultos de indústrias farmacêuticas , uma gripe canina assola a região fazendo o prefeito tomar uma medida populista de isolar os cães doentes  em um aterro sanitário numa llha próxima a cidade. O filme permeia a relação entre as gangs de cães e ,com a ajuda de ativistas de Megasaki, provar que são objetos de um esquema fraudulento capitaneado pelos dirigentes no poder.
Apesar da estética audaciosa e da tentativa de se inserir em um debate político, o filme  não chega a ser  original. A animação Valsa com Bashir (2008)  do israelense Ari Folman sobre a guerra no Líbano foi o primeiro a misturar recursos gráficos com conteúdo político.
É fato que o momento mundial pede uma reflexão de como somos governados e como podemos renovar nossos sistemas políticos. Talvez a intenção de Anderson tenha sido escancarar o tema para cutucar  alguns modelos obsoletos do capitalismo  e ser mais uma voz anti-Trump. O resultado, no entanto, não condiz com a importância do tema.
Após a fria recepção  e dos poucos aplausos ao final , descobri que a escolha do filme para abrir o festival foi uma decisão política. Tudo aquilo o que o filme quer combater.


Segue o link para o trailer : https://www.youtube.com/watch?v=dt__kig8PVU

IsleOfDogsFirstLook.jpg